Estatísticas de conversões erradas

Olá,

Sei que já publiquei isto antes e enviei um ficheiro GPX da sessão para análise.

Infelizmente, mesmo depois das melhorias na aplicação, as estatísticas continuam erradas — e não são apenas algumas viragens; a maioria está errada :pensive_face:.

A direção do vento está correta, mas, mesmo que a ajuste alguns graus para cima ou para baixo, nada muda substancialmente.

Há alguma coisa que eu precise de fazer na aplicação e que não esteja a fazer?

Obrigado

Você usa a versão 2.0.24? A partir desta versão, a direção do vento é editada pelo Editor de Clima — não mais como antes.

Você ajustou a direção do vento lá? Pelo menos o ponto de início e o ponto de fim da sessão precisam ser editados para que a interpolação funcione.

Com qual dispositivo você gravou e a gravação GPS estava configurada para 1 segundo? Em intervalos maiores, a análise de viradas sofre bastante.

Trata-se de windsurfe com viradas lentas?

Mande-me o arquivo GPX da sessão, que assim posso dar uma olhada concreta.

Obrigado pela resposta.

Estou na versão mais recente.

Uso um Garmin Fenix Pro Solar. Está, de facto, configurado para 1 segundo.

As estatísticas começaram simplesmente a piorar com a versão mais recente.

Em geral, posso falhar 20%–30% das viragens, sejam jibes ou tacks. Mas a aplicação normalmente assinala a maioria das minhas viragens como falhadas.

Mesmo que ajuste ligeiramente a direção do vento, nada de significativo muda.

As estatísticas mostram que as viragens pioraram bastante em 2026, o que não está correto.

Já enviei o track, mas nada mudou.

Compreendo que deva ser complexo acertar todas as estatísticas, mas as minhas mostram, na realidade, resultados desastrosos. Não sou um grande praticante de windsurf :laughing:, mas também não sou assim tão mau :sweat_smile:

Tenho o mesmo problema. Como reduzir a velocidade de voo? 10 km/h é muito para wingfoil. A minha asa ainda voa a 8 km/h.

Obrigado pelo feedback detalhado e pelas capturas de tela.

Analisei novamente o arquivo da sessão que você enviou em maio — desta vez com a versão mais recente do analisador. Conferi manualmente cada manobra, e a análise corresponde ao que os dados do GPS mostram: 31% dos jibes e 62% das cambadas falharam, de acordo com os dados registrados. Só posso trabalhar com o que as trilhas do GPS indicam, e é isso que elas mostram para essa sessão.

Alguns pontos que vale a pena esclarecer:

O arquivo de maio vs. as sessões atuais. Esse arquivo já tem alguns meses. Se você está vendo estatísticas piores especificamente em 2026, vou precisar dos arquivos das próprias sessões que você considera incorretas — não de sessões mais antigas. Você pode me enviar alguns arquivos recentes?

A comparação entre 2025 e 2026. É bem possível que suas sessões mais antigas tenham sido calculadas com uma versão anterior do analisador. Nesse caso, a comparação não é justa — a versão antiga pode ter deixado de detectar algumas manobras ou ter atribuído pontuações diferentes a elas. Isso poderia explicar por que 2025 parece muito melhor que 2026 nas estatísticas, sem que sua forma de velejar tenha realmente mudado.

Para prosseguir, vou precisar dos arquivos atuais de sessões nas quais você considera que a detecção está claramente errada. Sem eles, não consigo saber se há um bug ou se os dados estão corretos.

O limite de velocidade do voo não pode ser configurado — e isso é intencional. Se cada usuário definir o próprio limite, a estatística se torna pessoal e perde a comparabilidade. A ideia é justamente que a comparação tenha um peso real: se seu amigo diz que passou 98% do tempo voando, e você, 99%, isso realmente significa que você foi um pouco melhor.

O limite não é um valor arbitrário de 10 km/h; ele se baseia em medições. Há foils que decolam um pouco antes e outros que decolam um pouco depois. Mas o ponto principal é: ninguém voa exatamente na velocidade mínima de decolagem. Assim que você está no ar, já está alguns km/h mais rápido. O breve momento em que o foil decola e ganha velocidade é tão curto que pode ser desconsiderado — e, como isso se aplica igualmente a todos, a estatística continua comparável e confiável.

Ainda assim, se algo parecer errado nas suas sessões, é melhor analisar a situação com dados reais. Você poderia enviar o arquivo da sessão para support@sunbits.de?

Obrigado pelo acompanhamento.

Com relação à sessão de maio, o aplicativo classificou como viradas de popa falhas o que claramente eram viradas de proa, com formato de virada de proa e linhas direcionais.

Tudo bem, não há necessidade de analisar nenhuma sessão atual.

Atenciosamente