Ontem, quando estava navegando, uma rajada de vento passou… e, naturalmente, o vento “um pouco” mudou de direção durante a passagem da rajada. Também faço longas navegações (80 km) onde o vento em uma extremidade do percurso não é o mesmo que no início. Assim, o cálculo do vento visto pelo aplicativo está incorreto.
Agora é elogioso, às vezes tenho que subir a menos de 10° de vento mas não é muito realista.
Você poderia fazer “trechos” e calcular o vento e os rumos para cada um desses trechos? Poderia ser um cálculo que o usuário inicia manualmente ou que o software realiza se a distância percorrida exceder X km ou Y tempo? Se os trechos forem coerentes, então podemos mesclá-los. Se houver inconsistências em um trecho (se houver cálculo automático), o sistema pode dividir ainda mais em busca de inconsistências.
Tenho plena consciência:
1/ que um cálculo em toda a trajetória pode rapidamente se tornar muito exigente em recursos (3h a 1 ponto/segundo faz ~11k pontos para analisar)
2/ que essas ideias… devem exigir uma quantidade enorme de linhas de código durante as quais você não navega
Eu conheço essa dor — no meu local de kitesurf, o vento muda de direção regularmente dos dois lados da praia.
Algumas coisas que podem ajudar agora:
Ajuste manual da direção do vento — você pode editar isso na tela de edição da sessão, embora isso apenas o leve até certo ponto.
Pausa + divisão da sessão — provavelmente esta é a melhor solução alternativa para rajadas. Quando o vento cair, aperte pausa. Se a calmaria durar 15 minutos ou mais com a gravação pausada, a sessão será automaticamente dividida em dois segmentos limpos. (Estou considerando permitir intervalos de divisão menores — vale a pena pensar sobre isso.)
Uma solução adequada para ventos variáveis é algo que estamos pensando ativamente. É mais complexo do que parece acertar, então estamos tomando o tempo necessário para fazer bem feito. Está no roadmap, não esquecido.
Quanto aos 11k pontos — alguns dispositivos registram até 18 pontos por segundo, então a contagem sozinha não conta a história completa. A taxa de registro também varia de acordo com o dispositivo.
Ótimas notícias — o suporte a vento variável já está disponível na v2.0.20!
O WindsportTracker agora busca automaticamente os dados de vento e cria um perfil de vento baseado no tempo para a sua sessão. Todas as análises (gráfico polar, detecção de bordos/gybes, VMG, ângulos de rumo) são atualizadas de acordo ao longo da sessão.
Se os dados automáticos não corresponderem às suas condições, você pode ajustar manualmente as janelas de vento em intervalos de até 10 minutos.
Para suas sessões anteriores: abra a sessão, vá para a seção Info e toque em Reanalisar — tudo será recalculado com o vento variável aplicado.
Isso cobre exatamente os cenários de rajadas e longa distância que você descreveu.