Dados imprecisos do Halsen e Strava

Olá, hoje experimentei a aplicação enquanto fazia windsurf.
Tenho um Pixel Watch 4 e concedi todas as permissões, incluindo acesso à localização «sempre».
Segundo o registo, fiz imensos jibes, mas na verdade não fiz um único jibe, apenas viragens lentas.

A minha frequência cardíaca também foi registada de forma estranha. Com a aplicação Strava, isso funcionou melhor, tal como o cálculo das kcal.

Importei o ficheiro GPX 1.1 para o Strava.

Há alguma definição que eu possa alterar para corrigir a deteção dos jibes?

Se precisarem de mais informações, estejam à vontade para me dizer.
Mesmo que os dados não sejam assim tão exatos, provavelmente faria uma subscrição, mas vou continuar a testar. :slight_smile:

Muito obrigado e cumprimentos,
Omar

obrigado pelo feedback!

A deteção de jibes depende da direção do vento, que a aplicação obtém automaticamente através de um serviço meteorológico — mas esses dados nem sempre são exatos. Podes corrigir manualmente a direção do vento no editor meteorológico após a sessão. Depois de a ajustares, verifica se a deteção de manobras melhora. Se continuar imprecisa, seria muito útil partilhares o ficheiro original da sessão — envia-o para support@sunbits.de.

A frequência cardíaca é um problema conhecido no qual já estou a trabalhar. Parece estar relacionado com o quão justo o relógio fica no pulso durante a sessão — vale a pena experimentares apertá-lo um pouco mais da próxima vez.

obrigado por enviares o ficheiro!

Estive a analisar a sessão. O problema é que, durante manobras lentas como as tuas, o traçado do GPS de uma viragem por davante é geometricamente muito semelhante ao de uma viragem em roda — porque estás a orçar lentamente e o ponto de viragem fica a sotavento, em vez de ficar a barlavento. Isso torna muito difícil distinguir automaticamente as duas manobras.

Esta é uma limitação conhecida em sessões de windsurf a baixa velocidade e, neste momento, não tenho uma solução simples para o problema.

Hoje usei o relógio bem apertado. Ainda mais apertado do que no último treino com o Strava. E, naquela ocasião, o Strava registrou a frequência cardíaca corretamente o tempo todo.

De facto, fiz a viragem por davante muito fechada. Acabava sempre por perder completamente o embalo. É possível que, ao parar, me tenha deslocado 0,5–1 metro para sotavento, antes de continuar.

Na última sessão com o Strava, também consigo ver algumas viragens em roda no mapa.

Já estou cuidando disso. A correção deve ser incluída na próxima atualização, prevista para setembro. Aviso-te assim que houver novidades.

Também tenho outra suspeita e vou testá-la hoje. O modo de bloqueio de água não funciona. Quando o ativo no próprio relógio, o ecrã também fica sempre ligado com a aplicação. Só fiz isso perto do fim da sessão e, a partir daí, parece que o acompanhamento passou a funcionar corretamente. De modo geral, tenho a opção de ecrã sempre ligado desativada no relógio, e só depois de ativar o modo de bloqueio de água no próprio relógio é que a aplicação ficou sempre ligada.

Sim, tudo indica que sim. Ou seja, o problema está no Always On, ou melhor, tem de estar em Always On para que a frequência cardíaca seja monitorizada.

Definição no relógio: Always On desativado
Definição na app: Always On ativado

No entanto, a app não coloca o meu relógio no modo de bloqueio de água. Tem um bug. A animação aparece, mas o relógio continua a poder ser utilizado. Depois, o ecrã desliga-se, porque a app só fica em Always On quando o modo de bloqueio de água está ativado.
Se eu ativar o modo de bloqueio de água diretamente no relógio, a app também permanece em Always On.
Com o Always On, a minha frequência cardíaca também foi monitorizada continuamente.

Portanto, há dois problemas:
A app não consegue ativar o modo de bloqueio de água no meu Pixel Watch 4.
A frequência cardíaca só é monitorizada com o Always On.

O bloqueio de água não pode ser ativado por um app no Wear OS. Como o Wear OS não permite isso, é exibido apenas um aviso para que você o ative manualmente. Para isso, mantenha a coroa pressionada até o relógio vibrar, solte-a, role o menu para baixo e selecione o bloqueio de água.

O modo Always On também pode ser ativado no app, mas depois é preciso reiniciá-lo, ou seja, fechá-lo, removê-lo da lista de apps recentes e abri-lo novamente. No entanto, o modo Always On do app funciona de outra forma: a tela permanece ligada o tempo todo, consumindo mais bateria do que ao usar o modo do próprio relógio. Também não há outra forma de fazer isso, pois o Wear OS não permite.