A jibe em planeio não foi exibida

Nesse dia fiz 47 jibes, nada de extraordinário, mas o que infelizmente ainda é raro:

Jibes planados. Nesse dia, em meio a muita alegria, fiz 5 jibes nos quais, com certeza, continuei planando depois da virada e permaneci assim durante o restante da manobra.

Infelizmente, depois de salvar, não encontrei nenhuma entrada em (Total de jibes / Planeio).

Muitos trajetos se sobrepõem ao longo do dia; encontrei estes em relação aos quais posso ter bastante certeza de que são jibes planados.

Isso só é registrado quando se está mais rápido que 16 km/h?

Abraços, 1891

Olá, 1891,

tu estás definitivamente no caminho certo! O algoritmo para jibes em planeio se baseia na velocidade de planeio — no windsurfe, o limite fica em torno de 18 km/h, com uma pequena margem de tolerância para imprecisões do GPS. O jibe na tua captura de tela mostra 15,9 km/h, infelizmente um pouco abaixo do limite.

A boa notícia é que já estás no limite. Algumas dicas para conseguir ficar acima dele com mais frequência:

• Mais velocidade antes do jibe – quanto mais rápido entrares, maior será a tua margem
  • Raio maior – assim a prancha se mantém em movimento fluido por mais tempo
  • Não te apresses para trocar a vela – se entrares com velocidade, terás mais tempo para fazer isso

Na captura de tela, parece que estás aproando demais durante a troca da vela — isso reduz a velocidade e faz perder justamente a velocidade de que precisas.

Mais uma pergunta: que dispositivo usas para fazer o registro e onde o levas? Isso também pode influenciar os valores medidos.

Boa sorte — o primeiro jibe em planeio registrado corretamente certamente virá em breve! :call_me_hand:

Tenho o aplicativo WST no celular, que está embalado em uma bolsa impermeável e em um saco de congelamento, caso a bolsa ainda assim absorva um pouco de água.

Na parte interna do meu colete salva-vidas, costurei uma bolsa de tecido onde o celular tem o seu lugar. :face_exhaling:

Saudações 1891

Infelizmente, a posição não é ideal: no bolso interno do colete salva-vidas, o celular não tem vista livre para o céu, e o próprio colete também bloqueia o sinal de GPS. Isso pode afetar visivelmente a precisão da medição.

A melhor posição seria, teoricamente, na cabeça, mas é claro que isso não é prático :grinning_face_with_smiling_eyes:. Uma bolsa de braço, ou melhor, o mais perto possível da ombro, seria muito melhor. Temos boas experiências com as bolsas da Fidlock — elas vedam bem e ficam bem seguras.

https://link.amazon/B0hhY68z

Importante: os smartphones de hoje são quase todos à prova d’água, então o ponto principal é que a bolsa não perca o aparelho — e aí a Fidlock teve se mostrar à altura.

Mas uma posição melhor não é garantia de que a velocidade na próxima virada já esteja dentro da tolerância — isso continua dependendo principalmente do estilo de condução.