As Contagens de Gybe Não Parecem Corretas

Adoro o aplicativo. Muito fácil de usar e especialmente aprecio os diferentes tipos de velejada.

Mas notei que as contagens de jibes parecem um pouco baixas. Por exemplo, nesta sessão recente onde fiz mais de 20, confirmado pelas trilhas de velejada, só pareceu resultar em 3 contados.

Qual poderia ser a causa?

Acho que encontrei a resposta (parcial). Encontrei outro post em alemão e, depois de traduzido, percebi que há um recurso manual de direção do vento que usei e isso resolveu o problema. O aplicativo pensava que o vento estava vindo do Oeste quando na verdade estava vindo do Leste.

Mas, poderia pedir uma melhoria por favor? Em vez de definir a direção do vento através de um seletor, que é bastante trabalhoso, poderia ser através de entrada direta do ângulo ou, ainda melhor, através de um controle personalizado onde você arrasta um ponteiro em volta de uma bússola?

Obrigado

Eu experimento um problema semelhante, posso acertar 100% das viradas, mas ainda assim as estatísticas mostram uma alta porcentagem de erros

Eu tive o mesmo problema

Olá, sim, essa é a forma correta de corrigir. E a solicitação que você fez é exatamente o que está previsto para o V2 em breve :slight_smile:

por favor, verifique a direção do vento. você pode vê-la rolando para baixo até o diagrama polar. a linha roxa ali indica a direção de onde o vento está vindo. se você abrir o menu no canto superior direito (3 pontos), encontrará a opção para ajustar a direção do vento. funciona?

Por favor, verifique também a direção do vento, as instruções estão na mensagem anterior.

Vou tentar da próxima vez, valeu!

Tentei isso e não funcionou.
A direção do vento que o aplicativo estava mostrando era na verdade bastante precisa, mas modifiquei ligeiramente apenas para ver qual era o efeito. As estatísticas de gybes ainda mostram incorretas, hoje eu perdi apenas um gybe, no entanto, o aplicativo diz que perdi 6. Alguma outra recomendação?

Olá,

se as estatísticas de jibe ainda não estiverem corretas.
Que dispositivo você usou para gravar a sessão?

Às vezes, pode acontecer de que, se os pontos de dados forem muito poucos, o cálculo não funcione.
Se quiser, você pode me enviar um arquivo (GPX), para que eu possa verificar qual pode ser o problema e, talvez, fornecer uma solução.

Olá Matthias,

Anexei um arquivo GPX de uma sessão recente em que acredito ter feito mais de 15 jibes, mas o Windsport contou 8 ou 7 após eu ajustar manualmente a direção do vento.

Uso um celular Sony Aqua antigo que fica dentro de uma bolsa à prova d’água dentro do meu neoprene. Ao revisar outras sessões, às vezes a contagem está correta, outras vezes está baixa (talvez quando estou indo mais devagar?), e uso o mesmo celular sempre.

Obrigado,

Paul

Olá Paul,

Obrigado por enviar o arquivo. Eu revisei e aqui está o que encontrei:

• 19 jibes no total
  • 2 jibes voadores
  • 9 jibes não voadores
  • 8 jibes falhos

Esses números parecem precisos com base no mapa e no gráfico de velocidade.

No mapa, quando a cor é branca, indica que você não está mais voando. Isso significa que, se a cor for branca no final de um jibe, ele não é contado como um jibe totalmente voador (ou planando). Além disso, se a linha branca não forma um círculo suave, mas em vez disso vai em várias direções, isso normalmente indica um jibe falho. Embora não signifique necessariamente que você caiu na água, sugere fortemente que você provavelmente perdeu impulso, o que é o motivo pelo qual é classificado como um jibe falho.

O gráfico de velocidade confirma ainda mais esse comportamento. Você pode ver que, quando a velocidade cai abaixo da linha verde (que representa sua velocidade mínima necessária para voar ou planar), ela não é mais considerada um jibe voador. Se a velocidade se aproximar de zero, é classificado como um jibe falho.

Para esclarecer, um jibe totalmente planando ou voador requer que você mantenha pelo menos a velocidade mínima durante todo o jibe. Isso significa que você precisa viajar cerca de 10 metros antes e 10 metros após a curva enquanto ainda está planando ou voando. Simplesmente virar na outra direção e depois parar não conta; você deve continuar a planar ou voar por 10 metros para que seja registrado como um jibe voador/planando. Se você não mantiver sua velocidade, será contado como um jibe não voador/planando ou, no caso de uma parada completa, como um jibe falho. As regras relacionadas à distância de 10 metros ainda se aplicam mesmo se você não planar.

Eu entendo que alcançar um jibe totalmente planando é desafiador, mas o objetivo é ajudá-lo a focar em sua técnica para que você possa melhorar.

Além disso, notei algumas quedas na precisão nas gravações. Isso pode estar relacionado à forma como você carrega o telefone. Se estiver dentro do seu neoprene, os 3 a 5 mm de neoprene podem interferir no sinal. Idealmente, você deve carregar o telefone no braço superior. Lá, o sinal geralmente é melhor devido a menos obstruções acima, e seu braço superior tende a ter menos movimento e vibrações em comparação com sua mão.

Isso faz sentido?

Olá Matthias,

Sim, os cálculos e critérios fazem todo o sentido. Na verdade, já fiz um gybe de foil e ricochetei na água, e o tracker foi muito generoso e contou como um gybe de planing. Mas eu aceito!

Olhando novamente para as estatísticas, o tracker acertou no número de gybes. Eu estava convencido de que estavam errados, mas voltando atrás percebi que contou corretamente. Anexei uma sessão onde não estavam corretos, mas isso pode ser uma combinação de velocidades baixas, leme impreciso e o telefone.

Costumava ter o telefone no braço, mas achei muito fácil danificar a caixa à prova d’água quando estava exposto assim. Talvez tenha que fazer upgrade para um Garmin!

Adoro a app, aliás. Cobre todos os desportos aquáticos que pratico.

Cumprimentos

Paul

Olá,

O bounce está OK para foiling.

Com base na captura de tela, não posso dizer muito, mas parece que vários sinais foram perdidos ou tiveram precisão insuficiente, pois consigo ver algumas linhas retas. Talvez seja por isso que a contagem de jibes está incorreta.

De qualquer forma, vou melhorar o algoritmo ainda mais após o lançamento da V2.

Muito obrigado pelo feedback :slight_smile:

A partir da versão 2.0.20, os dados de vento são coletados em janelas horárias, o que corrige leituras incorretas da direção do vento na maioria dos locais. Você também pode ajustar manualmente os dados de vento e meteorologia em intervalos de 10 minutos, então ventos variáveis já não são um problema.

Esta atualização ficou ótima. Adorei. Valeu, Matthias :+1::+1: