Exportar todas as sessões na v2?

A v2 tem um recurso de exportação de tudo? Parece fazer muita falta, até mesmo na versão acessada pelo navegador.

Relacionado a isso, o aplicativo para celular deveria ter armazenamento de sessões off-line. O espaço necessário é insignificante, mas, sem o armazenamento off-line, o carregamento das sessões ao abrir o aplicativo não é confiável (nem todo lugar para praticar windsurfe tem um bom sinal) e é extremamente lento, mesmo no Wi‑Fi. É simplesmente uma experiência de usuário ruim. O cache off-line das sessões poderia ser atualizado a partir do servidor a cada inicialização, para que as novas sessões registradas em outros dispositivos ainda fossem carregadas.

Obrigado pelo feedback!

Exportação: Um recurso de exportação em massa está no nosso roadmap, mas não será incluído nos lançamentos deste ano. Vou registrar essa demanda.

Desempenho: A gravação funciona offline por design — a análise, porém, exige conexão, o que é uma limitação conhecida em locais com pouca cobertura. O armazenamento em cache no nível da sessão é algo que conheço e quero melhorar.

Uma pergunta: onde você está localizado / em que região está navegando? Os tempos de carregamento podem variar dependendo das condições da rede na sua região, e isso me ajudaria a verificar se há algum problema de CDN do meu lado.

Oi, obrigado pela resposta. Estou na Hungria.

Acabei de abrir o aplicativo usando o Wi-Fi de casa. Tenho mais de 60 Mbps de velocidade de download e um ping de 4 ms, então a conexão de rede está boa. As primeiras sessões carregam rapidamente, mas o aplicativo trava o tempo todo quando tento rolar para baixo até as sessões antigas. O dispositivo é um Pixel 6a. Talvez o problema não seja a conexão de rede, mas algum outro problema de desempenho dentro do aplicativo. Talvez carregar as imagens do mês deixe tudo mais lento, o que seria irônico, já que, para começar, acho essas imagens desnecessárias e irritantes.

De qualquer forma, para mim, um aplicativo que não funciona offline (não mostra as sessões anteriores) e é mais lento que o aplicativo antigo representa um grande retrocesso. Se a análise não funcionar offline, não é o ideal, mas é aceitável… não mostrar todas as minhas sessões antigas é algo inaceitável. Transferir tudo para a nuvem sem dar ao usuário acesso e controle completos também é uma decisão ruim. Vou voltar para o aplicativo antigo e ver se esses problemas são corrigidos no futuro.

Por outro lado, gostei de que a seção de velocidade agora mostra na pista onde consegui cada uma das maiores velocidades, mas isso é uma pequena melhoria em comparação com alguns grandes retrocessos.

Obrigado pelos detalhes — isso ajuda bastante!

Sua descrição dá a entender que as primeiras sessões carregam normalmente, mas que, ao rolar para baixo até as sessões mais antigas, o aplicativo trava. Você pode confirmar se é isso que está acontecendo? Se for, trata-se de um problema específico que eu gostaria de investigar. Recentemente, estive no Lago Balaton e não percebi nenhuma lentidão por lá, então sua descrição é intrigante — por isso gostaria de entender melhor o problema.

Algumas coisas que você pode testar:

• O mesmo acontece na versão para navegador (app.windsporttracker.com) no seu PC?
  • Isso também acontece quando você gira o celular para o modo paisagem?

Sobre as imagens mensais: elas vêm incluídas no aplicativo e não são carregadas pela rede, então não são a causa do problema neste caso.

Sobre a arquitetura em nuvem — entendo sua frustração e quero ser transparente quanto aos motivos dessa escolha. A abordagem em nuvem foi uma decisão deliberada, motivada por pedidos frequentes dos usuários: ela permite usar o aplicativo em vários dispositivos, oferece uma interface web completa em uma tela grande e garante que seus dados não sejam perdidos se algo acontecer com seu celular na água. A análise no servidor também possibilita resultados significativamente mais detalhados do que era possível no dispositivo — algo especialmente importante para usuários com aparelhos mais antigos ou de menor capacidade. Além disso, quando corrijo ou aprimoro os algoritmos de análise, todos se beneficiam imediatamente, sem precisar esperar por uma atualização do aplicativo.

Dito isso, o comportamento de rolagem que você descreveu é um problema real, e quero descobrir o que está acontecendo. Diga-me o que você descobrir ao testar a versão para navegador.

A rolagem também fica um pouco travada no navegador. Pelo que me lembro, estava pior no aplicativo móvel, mas já voltei para a V1, então não consigo testar.

Eu apostaria dinheiro que é alguma versão de servidor ou conexão lentos. Todo mundo acha que seu servidor vai ser extremamente rápido e que armazenar tudo na nuvem vai resolver todos os problemas, mas nunca funciona assim. Basta armazenar uma cópia local permanente de todos os dados no dispositivo móvel, e o aplicativo funcionará sem problemas.

Armazenar tudo na nuvem para permitir o uso em vários dispositivos e ter uma interface web é um bom recurso, mas não se isso prejudicar a funcionalidade básica do aplicativo móvel. Não poder carregar minhas sessões antigas quando não há conexão de dados simplesmente não é uma opção. Isso também significa que, quando os servidores de vocês caírem, vou perder todas as minhas sessões. E, para completar, ainda falta uma exportação em massa… não há como eu usar um aplicativo que prende meus dados desse jeito, muito menos pagar um preço tão alto por ele.

Havia algum bug na importação/exportação de sessões, então algumas das minhas sessões foram perdidas e ficaram embaralhadas quando voltei para a V1, e não há visualização de mapa… portanto, atualmente, a maioria das coisas que eu adorava no windsporttracker está ausente ou quebrada. Eu não deveria ter atualizado sem verificar o que a atualização continha… acho que confiei demais em vocês para não quebrarem coisas que funcionavam bem havia anos.

Enfim, se houver alguma possibilidade de ter um armazenamento offline permanente adequado de todas as sessões e exportações em massa, vou voltar a verificar de vez em quando. Caso contrário, terei de continuar usando a V1 ou procurar outro aplicativo. Uma pena.

Obrigado pelo feedback adicional.

Sobre a rolagem: o aplicativo carrega as sessões de forma incremental conforme você rola – há um breve momento em que o próximo lote é buscado, o que é por design. Se “instável” significar algo além disso – travas mais longas ou falhas visuais – eu gostaria de entender melhor, mas sem acesso ao V2 é difícil investigar agora.

Sobre a perda de sessão no V1: uma exportação do V2 não é compatível com o V1 – os formatos são diferentes, então o downgrade sempre foi uma coisa que geraria perdas. Se você puder me contar especificamente o que aconteceu, ficarei feliz em analisar.

Sobre a segurança de dados: o V2 roda em servidores dedicados na Alemanha, construídos de acordo com os padrões alemães de proteção de dados. No V1, se seu telefone for perdido ou quebrar, seus dados desaparecem – foi isso que motivou a mudança para o armazenamento em nuvem. Também é isso que possibilita uma análise mais detalhada no servidor, que dispositivos mais antigos ou de baixo custo simplesmente não conseguem fazer sozinhos.

A assinatura cobre os custos reais de infraestrutura e desenvolvimento contínuo – com €27/ano pela web, isso custa menos que um reparo de roupa de neoprene. Entendo que não seja a opção ideal para todos neste momento, e a porta continua aberta.

Esperar que o próximo lote de sessões carregue “de propósito”? Por quê? Por quê? E de novo, por quê? Você quer que as coisas carreguem instantaneamente e funcionem sem problemas.

As exportações V1 e V2 serem incompatíveis é uma grande falha, obviamente.

Não me preocupo com alguém roubando meus dados. Não quero que meus dados se percam quando o windsporttracker sofrer ransomware, ou quando houver uma falha catastrófica de hardware, ou quando o negócio falir e o servidor for desligado, o que vai acontecer eventualmente. Todos acham que seu negócio vai durar mais que seus usuários, mas nenhum dura. A solução é armazenamento no dispositivo e um recurso fácil de exportação em massa para que os usuários possam facilmente fazer backup de todas as suas coisas se quiserem. Se você não fornecer esse recurso trivialmente simples, a conclusão óbvia que os usuários tiram é que você quer dificultar a transferência dos dados para fora do seu serviço e levá-los para outro lugar.

É fácil combinar os benefícios das funções no dispositivo e das funções no servidor. Se você não quiser, terá menos usuários. Simples assim.

O carregamento incremental é uma prática padrão para aplicativos baseados em nuvem – é por isso que as primeiras sessões aparecem imediatamente. A alternativa seria esperar que tudo fosse transferido antes de ver qualquer coisa. Uma função de busca e filtro para sessões já está no roadmap, o que tornará a navegação por sessões mais antigas significativamente mais rápida.

Sobre portabilidade de dados: o WST já oferece exportação em 4 formatos diferentes. Uma exportação em massa é frequentemente solicitada, mas “trivialmente simples” subestima significativamente a engenharia envolvida – a sincronização no dispositivo introduz uma complexidade real em torno da consistência dos dados, compatibilidade de versões e validação de assinatura entre dispositivos. Com 30 anos de desenvolvimento profissional de software por trás do WST, estou confiante nessa avaliação. Essa complexidade também é o motivo pelo qual aplicativos que seguem esse caminho geralmente lançam grandes atualizações a cada 6–12 meses. A arquitetura atual me permite responder rapidamente ao feedback dos usuários – como você pode ver em outros tópicos deste fórum.

Para ser direto: uma sincronização offline completa como você está descrevendo não é algo que pretendo implementar.

Como atleta de esportes de vento e usuário diário do WST, tenho tanto interesse na confiabilidade dos dados quanto qualquer pessoa. Sua preocupação com a continuidade do serviço é legítima – é também por isso que a exportação individual de sessões existe hoje.