Guia de Migração de Dados: V1 → V2

Guia de Migração de Dados: V1 → V2

Pré‑requisitos Importantes

Antes de iniciar a migração, certifique‑se de que:

• Tempo: Reserve tempo suficiente; o processo pode levar um tempo dependendo do número de sessões.

• Disponibilidade do dispositivo: Use um dispositivo que você não precisará durante a migração para que o app possa rodar sem interrupções.

• Conexão com a internet: Use uma conexão rápida e estável. Recomendamos fazer isso em casa, não durante viagens. Interrupções podem causar erros.

Processo de Migração Passo a Passo

Passo 1: Primeiro Início Após a Atualização

Após atualizar para V2 e abrir o app pela primeira vez, todas as sessões da V1 são preparadas para sincronização. Você pode acompanhar o progresso em uma notificação. Observação: se você tiver poucas sessões para migrar, a notificação pode aparecer apenas brevemente ou não ficar visível, pois a preparação termina rapidamente.

Passo 2: Conceder Permissões Necessárias

Durante o onboarding, você verá uma tela solicitando as permissões necessárias para a migração. Importante: o botão para solicitar permissões só aparece se estiverem faltando permissões. Se você já concedeu todas as permissões necessárias, essa etapa será ignorada automaticamente.

Para continuar quando o botão estiver visível:

1. Toque no botão para solicitar permissões (por exemplo, “Conceder permissões” ou similar).

2. Quando o diálogo do sistema aparecer, permita as permissões solicitadas.

3. Após conceder, a migração iniciará automaticamente.

Essas permissões são necessárias para que o app processe e sincronize suas sessões.

Passo 3: Registro ou Login

A V2 exige uma conta de usuário:

• Novos usuários: Registre‑se diretamente no app.

• Usuários existentes: Se você já criou uma conta na versão web, faça login com suas credenciais.

Passo 4: Transferência Automática de Sessões

Após o registro/login bem‑sucedido, as sessões da V1 são transferidas automaticamente. Para acompanhar o progresso:

1. Toque no ícone de duas setas no topo.

2. Na tela seguinte, você verá todas as sessões que ainda não foram sincronizadas da V1.

Passo 5: Aguardar a Conclusão

Aguarde a conclusão da migração. A duração depende do número de sessões.

Importante: Não feche o app durante esse período. Mantenha‑o aberto e ativo.

Tratamento de Erros

Se algumas sessões falharem na sincronização:

• Elas permanecem na lista local.

• Você pode tentar novamente a partir daí.

• Se uma sessão falhar novamente após a segunda tentativa, você pode:

• Deslizar para a esquerda para excluir, ou

• Deslizar para a direita para arquivar.

Sessões arquivadas: Se você arquivar uma sessão, pode enviá‑la ao suporte (support@sunbits.de). Eles irão investigar e tentar resolver o problema.

Conclusão

A sincronização está concluída quando:

• O status das sessões migradas chega ao estado final.

• Na maioria dos casos, a lista de sessões estará vazia.

• Uma mensagem aparece indicando que todas as sessões foram sincronizadas.

Se Você Não Concedeu Permissões Durante o Onboarding

Se você não concedeu as permissões necessárias durante o onboarding, pode iniciar a migração manualmente:

1. Após o login, vá ao seu perfil.

2. No topo, há um botão para iniciar a migração manualmente.

3. Depois, volte ao logbook.

Lá você pode usar o ícone com as duas setas duplas para acessar as sessões individuais e transferi‑las manualmente.

1. Alternativamente, você pode fechar o app e deixar o processo iniciar automaticamente.

Precisa de Ajuda?

Se você encontrar problemas durante a migração, entre em contato com nosso suporte em support@sunbits.de.

Obrigado por todo o trabalho!

Ao fazer o primeiro login, meus dados do fórum com e-mail e senha foram rejeitados. O login via Google funcionou, no entanto. Tenho um Xiaomi 10 antigo, caso isso ajude.

fico feliz em ouvir isso, o login do fórum é diferente do login no aplicativo, ambos são separados.

Migrei minhas sessões do V1 para o V2. Parece que ele também terminou, embora eu não possa dizer com certeza para cerca de 600 sessões. Mas o número total de km está aproximadamente correto. No entanto, a cada início do WST, ele começa novamente sem que eu inicie a migração. Ele também identifica corretamente em cada sessão “Esta Sessão já foi importada”. Só consigo usar o WST depois de cerca de 1-2 horas quando ele termina novamente. No próximo início, ele começa novamente com a migração. O que posso fazer? Anexei um screenshot, obrigado.

É bom saber que funcionou. Se a migração for iniciada novamente, é porque não foi concluída.

Para isso, é melhor pressionar as setas duplas no diário. Então aparecerá a lista das sessões que não foram migradas, que podem ser excluídas deslizando para a esquerda ou arquivadas deslizando para a direita. Arquivar significa que elas são salvas localmente e você pode visualizar os dados manualmente para verificar se houve algum problema na v2. Problemas podem ser, por exemplo, que a sessão foi muito curta, menos de 30 segundos.

Ajuda?

Muito obrigado pela resposta rápida. A lista de sessões que supostamente não foram migradas contém as sessões migradas. Esse é o problema. São centenas, portanto, arquivar cada uma individualmente é trabalhoso. O WST verifica todas e, corretamente, constata que elas foram migradas, mas não as remove da lista por conta própria.

Olá,

Na próxima atualização, ajustarei o comportamento e adicionarei uma opção para arquivar ou excluir todas as sessões de uma vez.

Se você tiver certeza de que todas as sessões foram migradas com sucesso, há uma alternativa para corrigir o problema manualmente até lá:

Procedimento:

1. Certifique-se de que todas as sessões foram migradas. Para isso, abra o aplicativo em outro dispositivo (por exemplo, no PC) e compare as sessões no diário com a lista de sessões na visão geral de migração.
  2. Se alguma sessão não foi migrada, arquive-a.
  3. Em seguida, copie as sessões arquivadas da seguinte pasta:
    SDCARD/Android/data/de.sunbits.windsporttracker/files/downloads/WST
    para outra pasta (por exemplo, localmente ou no Google Drive). Importante:
    Para esta etapa, você deve usar o gerenciador de arquivos original do sistema, pois apenas ele tem as permissões necessárias para esta pasta. Alternativamente, você pode tentar abrir a pasta com um aplicativo como Total Commander – este geralmente redireciona automaticamente para o gerenciador de arquivos do sistema correto.
  4. Após concluir os passos 1–3, você pode desinstalar e reinstalar o aplicativo ou apenas limpar os dados e o cache do aplicativo.
    Para isso, pressione e segure o ícone do aplicativo → Informações do aplicativoArmazenamentoLimpar dados e Limpar cache.

Observação importante:

Com este método, todos os dados da V1 serão excluídos. Tudo o que não foi migrado ou salvo previamente será perdido de forma irreversível.

Portanto, proceda desta forma apenas se tiver certeza. Em caso de dúvida, recomendo aguardar a atualização – ela deve estar disponível em aproximadamente duas semanas.

Olá!

Gostaria de baixar meus arquivos arquivados, mas nem o método do gerenciador de arquivos do sistema Android nem a conexão USB com o computador (tentei com PC Windows usando o Total Commander e MacBook com o MacDroid) estão funcionando. Tenho um Samsung A33 com Android 16. Existe alguma outra maneira de exportar meus arquivos GPX ORIGINAIS? (infelizmente eles são cortados quando importados para a nova versão do aplicativo)

Olá,

para baixar os arquivos arquivados, por favor, abra esta pasta no seu celular:

Android/data/de.sunbits.windsporttracker/files/downloads/WST

Em muitos dispositivos Samsung, o aplicativo Meus Arquivos bloqueia o acesso ao Android/data. Nesse caso, por favor, instale o Total Commander no seu celular.

Passos:

1. Abra o Total Commander e conceda todas as permissões solicitadas.
  2. Navegue até Armazenamento Interno → Android → data.
  3. Quando solicitado, permita a permissão para “listar todos os aplicativos”.
  4. Abra a pasta de.sunbits.windsporttracker.
  5. O Android pedirá que você confirme o acesso via gerenciador de arquivos do sistema — por favor, aprove.
  6. Você poderá então acessar e copiar os arquivos.

Pode parecer complicado no início, mas uma vez que as permissões são concedidas, acessar a pasta é simples.

O aplicativo usa este local porque é o diretório oficial e recomendado para arquivos públicos específicos do aplicativo no Android. Armazenar arquivos em outro lugar exigiria seleção manual de pasta e aprovação de permissão para cada arquivo, o que tornaria o arquivamento de vários arquivos muito mais complicado.

Por favor, me avise se isso funcionar para você :slightly_smiling_face:

Obrigado pelas informações!

Enquanto isso, infelizmente acabei reinstalando a versão antiga do windsport tracker e parece que apagou todos os meus arquivos gpx/sbp do telefone. :frowning: Os arquivos gpx originais (não cortados) são armazenados no servidor quando migrei meus dados da versão antiga?

Sinto muito em ouvir isso.

Recomendo fortemente que você não instale o aplicativo antigo de uma fonte não oficial. O código não é verificado e pode ter sido modificado ou comprometido, o que representa um risco de segurança.

Os dados que você migrou para a V2 ainda estão presentes na sua conta V2. Basta fazer login novamente e você deverá conseguir acessá-los. Uma das principais vantagens da V2 é que seus dados são baseados em conta e não estão mais vinculados a um dispositivo específico, portanto, permanecem disponíveis independentemente do seu telefone.

Existe uma fonte oficial?

A única fonte oficial é a Google Play Store.

Olá,

Estou quase decidido a migrar para a V2. Vi o novo ícone no meu smartphone e percebi que houve uma atualização importante, embora ainda não tenha passado pela ativação, principalmente por dois motivos:

1. É a primeira vez que vou pagar por um aplicativo (você deveria se sentir honrado :P) e preciso decidir como fazer o pagamento;
  2. Gostaria de ter certeza de que minhas sessões, meu equipamento e as estatísticas combinadas deles não se percam no processo.

Posso prosseguir sem preocupações ou talvez já seja tarde demais?

Olá,

Muito obrigado pelo seu feedback! :slightly_smiling_face:

Uma observação rápida primeiro: o logótipo que você vê foi introduzido há mais de um ano, então espero que não tenha sido uma surpresa.

Aqui estão as respostas às suas perguntas:

1. Próxima atualização e opções de pagamento
    Você pode esperar pela próxima atualização do aplicativo, que também trará mais opções de pagamento para a versão web. (Atualmente, apenas Apple Pay e Google Pay são suportados nos aplicativos.)

2. Migrar seus dados e iniciar seu teste
    Para migrar seus dados, você precisa criar uma conta. Ao fazê-lo, seu teste de 27 dias começa automaticamente. Você não precisa inserir nenhuma informação de pagamento antecipadamente, e o teste não é limitado — você saberá exatamente pelo que pagará após 27 dias. Uma vez criada sua conta, seus dados da v1 (sessões antigas e equipamentos) devem migrar automaticamente. Se encontrar algum problema durante a migração, estamos aqui para ajudar. Importante: NÃO desinstale o aplicativo antes de a migração estar completa, pois isso resultaria em perda de dados. Se surgir algum problema, entre em contato conosco.

3. Verificação de permissões
    Alguns usuários enfrentam problemas de migração devido a permissões do aplicativo ausentes. Para garantir que tudo esteja configurado corretamente:

• Pressione longamente o ícone do aplicativo WST no seu launcher → toque em Informações do Aplicativo.
  • Confirme que todas as permissões estão concedidas, as notificações estão permitidas e o acesso em segundo plano está habilitado.
  • Certifique-se de que o aplicativo está na lista de exceções das otimizações de bateria. Um guia útil para isso é: https://dontkillmyapp.com

Se tiver alguma dúvida, sinta-se à vontade para entrar em contato. Caso contrário, aproveite a V2! :tada:

1 Curtiu

Olá, com a atualização de hoje, agora há uma opção para exportar todas as sessões locais para uma pasta de sua escolha ou excluir todas elas.

Além disso, será feita apenas uma tentativa automática de transferir as sessões locais.

1 Curtiu

Muito obrigado. Com a atualização, meu problema de migração foi resolvido, ótimo!

1 Curtiu